Notícias - Campanha Salarial 2011
CAMPANHA SALÁRIAL DE 2011

COMPANHEIROS!
Os trabalhadores aprovaram a pauta para Convenção Coletiva de Trabalho para 2011, a utilização de crise como argumento não inviabilizou que a campanha salarial denunciasse a disseminação de pânico utilizado pelos patrões para intimidar os trabalhadores e dificultasse o repasse dos reajustes. Muitas das medidas tomadas em desespero pelos trabalhadores com medo de serem demitidos, somente serviu para os patrões fazerem caixa para demitir mais tarde ou que é pior ainda, para reestruturar a produção, ou seja, tirar trabalhadores e colocar máquinas no lugar e fazer mais a pressão. O Sindicato está propondo a criação de comissões de fábrica para começar a ampliar as melhorias para os trabalhadores, em breve o estaremos agendando as reuniões com a direção das empresas. Após um processo de mobilizações dos metalúrgicos em algumas cidades do Estado, cederam ás pressões e fizeram uma proposta que foi aprovada pelos trabalhadores, atingimos 2,7% de ganho real no piso da categoria,como mostra no quadro dos indicadores, porém temos que ressaltar que estes ganhos terão que ser fruto de mais mobilizações aqui na nossa região no próximo ano. Os patrões não querem negociar nada aqui na região e ficam instruindo o Sindicato Patronal à não fechar o acordo com ganhos melhores para os trabalhadores do Estado, então temos que fazer mobilizações nas empresas daqui para atendam nossas reivindicações, já que enfrentamos todo o aparato da polícia Militar nas fábricas, como se busca por salário e melhores condições de vida fosse caso de Polícia até parece que não existe corrupção no Estado do Rio Grande do Sul, taí o Governo Yeda e o Detran que não nos deixa mentir, é com estes que a Polícia deve se preocupar.
O importante companheiro é mantermos sempre mobilizado, e informado de como estão as negociações e no próximo ano continuaremos usando esta ferramenta de luta por melhores condições de trabalho e salarial.

INDICADORES

Indústria Metalúrgica
Piso Salarial
R$ 682,00 (PRIMEIROS 30 DIAS)
R$ 699,60 (APÓS 30 DIAS) 9,28%
R$ 583,00 (APRENDIZ DO SENAI)

Reajuste Salarial – 8% sobre maio/2011 e 1% em novermbro/2011.
Qüinqüênio - 3% do salário
Auxílio estudante - R$ 699,60 dividido em duas parcelas. Para ter acesso, o trabalhador deve apresentar comprovante de escolaridade junto à empresa.
Reembolso Creche: As empresas que possuírem acima de 20 mulheres empregadas em seu quadros, com filho até 22 meses, reembolsarão a estas o valor de R$ 162,75 mensais para cada filho, cujas despesas deverão ser comprovadas mensalmente. Salientamos que o benefício será contado à partir da volta do auxílio maternidade.

Reparação de Veículos (Mecânicas)
Piso Salarial : R$ 745,80, R$ 3,39 p/h.
Aprendiz de Mecânico até 6 meses: R$ 653,40, R$ 2,97 p/h.
Trab.em borracharia: R$ 653,40, R$ 2,97 p/h.
Reajuste Salarial – 9% sobre maio/2011.
Qüinqüênio – 3,00%
Auxílio estudante: duas parcelas de 372,90, setembro e outubro; deve apresentar comprovante de escolaridade junto à empresa.
Auxílio estudante aprendiz e borracheiro: duas parcelas de R$ 326,70, setembro e outubro; deve apresentar comprovante de escolaridade junto à empresa.
Adicional de Insalubridade - deverá incidir sobre o piso da categoria.

Sindicato dos Metalúrgicos-Rua Padre cacique, 659. Canela/RS.CEP: 95680-000 Fone: (0xx54) 3282 3093