Projeto Sede - Inaugurado primeira etapa da Obra do Sindicato

O Sindicato dos Metalúrgicos inaugura suas novas instalações.
No dia 04 de abril de 2008, aconteceu fato histórico para os trabalhadores metalúrgicos, quando ocorreu a inauguração da nova sede e novas instalações, localizada na Rua Padre Cacique, número 659. O evento contou com a presença de diretores, presidentes, colaboradores e demais membros da categoria.
Desde 2001, com a eleição da atual diretoria, todos os esforços têm sido direcionados para a realização deste, que é um dos sonhos mais antigos dos metalúrgicos. A aquisição do lote onde a sede está construída foi feita ainda em 2004, e à partir daí encaminhou-se a elaboração de projetos e estudos junto a diretoria da entidade para o melhor aproveitamento da área. O projeto definitivo foi apresentado para a categoria em setembro de 2005, quando da realização do I Torneio de Futebol 7. As obras da fundação e estrutura do prédio foram iniciadas em 16 de outubro de 2006. Com o término do andar térreo, o atendimento será transferido para a nova sede. Com as instalações amplas está previsto vários espaços que contemplam o atendimento aos trabalhadores da categoria, entre eles local para rescisão de contratos, atendimento jurídico, assistência médica e para cursos de qualificação profissional. Além disso os trabalhadores poderão usufruir de um amplo espaço para assembléias, reuniões e até mesmo confraternizações. Eneu Renato dos Santos (diretor de Formação Política e Sindical) afirmou que essa é uma grande conquista para a comunidade canelense e da região, uma vez que, esta estrutura será um instrumento de organização para buscar novas oportunidades para os trabalhadores e trabalhadoras, inclusive na sua formação profissional. O diretor faz questão de salientar que é graças ao esforço de toda a categoria e a transparência e responsabilidade na gestão das contas do sindicato que possibilitam fazer um investimento desta importância.
Eneu ressaltou no momento da inauguração das novas Instalações da Sindicato, que a sede não será apenas para receber os metalúrgicos, mas estará aberta para toda a massa trabalhadora da cidade. No fim do seu discurso, homenageou os metalúrgicos que já se aposentaram ou saíram da função e agradeceu a presença de todos.

O presidente Do Sindicato dos Metalúrgicos Francisco Pedroso Laurindo, apresentou um breve histórico do sindicato na cidade e observou a grande evolução e as diversas conquistas alcançadas até o momento. Segundo Laurindo, em 40 anos de sindicato não foi formada nenhuma estrutura que beneficiasse o associado. "Quando assumimos a direção tínhamos apenas uma caixa com documentos, garfos, colheres e uma dívida de aprossimadamente R$ 50 mil reais. Hoje pagamos todas as dívidas, e aqui esta a nossa sede que entregamos para nossa categoria.

Esteve presente também no evento, o presidente da Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, Milton Viário. Que destacou o momento que vivem os metalúrgicos e os empresários."No ano passado ganhamos 2,56% além da inflação de aumento salárial (6% total); mas tem empresa que tiveram um aumento no faturamento 197%, mas vamos mudar essa situação, pois temos capacidade de construir." Finalizou Viário, dizendo que "Mãos que produzem a riqueza do país, também podem produzir uma nova sociedade." Parabenizou os metalúrgicos pela aquisição.